Correio Popular Notícia





RONDÔNIA PELA EDUCAÇÃO
Melhoria do ensino é debatida durante reunião do FGB

Data da notícia: 2016-10-11 10:02:35
Foto:

(Da Redação) A educação (com enfoque para a proposta de reforma do ensino médio do governo federal) foi um dos principais temas em debate na quinta edição do Fórum de Governadores do Brasil Central, realizada na última quinta (6) e sexta-feira (7), em Porto Velho.

Na sexta-feira, a educação voltou à pauta do encontro, com a palestra do especialista Ricardo Paes de Barros, mostrando que o Brasil não compatibiliza investimento na educação com aumento da produtividade.

Em sua abordagem, Ricardo Paes de Barros mostrou que a situação é um pouco melhor nos estados que compõem o Consórcio Brasil Central, mas advertiu que a situação é muito crítica e recomendou um olhar institucional mais voltado para essa relação. Paes de Barros comparou investimentos em educação e produtividade obtida no Brasil com países como Chile, México, entre outros.

Rondônia pela Educação
Lançado em abril deste ano pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), com apoio instantâneo do governo de Rondônia, Secretaria Estadual de Educação e de outras entidades e instituições, o Movimento Rondônia pela Educação foi destacado no encontro pelo presidente da Fiero, Marcelo Thomé, que participou da reunião de sexta-feira (7).

Thomé realçou a importância e a visão do Movimento lançado pela Fiero para articular a melhoria do ensino público. Ele destacou que a proposta do movimento foi compreendida rapidamente pelo tecido social de Rondônia, contando com a adesão imediata de instituições como governo estadual, Base Aérea de Porto Velho, Exército Brasileiro, Ministério Público, entre outros.

?Julgo da maior relevância o grau de consciência que os gestores escolares atingiram em tão pouco tempo, já que estamos trabalhando com dados e indicadores que a própria Seduc produz de forma sistêmica. Nesse curto espaço de tempo, conseguimos visualizar pelo menos quais são os pontos que recomendam atenção e os desafios a serem enfrentados nos próximos dois anos, para efetivamente, melhorarmos os indicadores da educação em Rondônia?, ponderou.

O presidente da Fiero afirmou que a indústria de Rondônia compreendeu e aderiu de imediato ao Movimento Rondônia pela Educação, já contando com mais de cem termos de adesão assinados. ?Isso demonstra que o segmento da indústria rondoniense está preparado para ajudar o estado a desenvolver a educação que prepare o indivíduo para o mercado de trabalho?, enfatizou.
Marcelo Thomé reiterou o compromisso do segmento industrial em apoiar as ações do Consórcio Brasil Central, que disse reputar como a principal iniciativa política em curso no país, visando superar as dificuldades que o país atravessa.

Ao encerrar sua participação, o presidente do Sistema Fiero conclamou as autoridades presentes a aderir ao Movimento Rondônia pela Educação, acrescentando que a iniciativa foi gestada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina, que de forma generosa repassou todo o know how à Fiero.

?Essa experiência pode ser replicada em outros estados e, nesse sentido, estamos à disposição para ajudar no que for necessário?, finalizou Marcelo Thomé. Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero.

Fonte:






Noticia vista 1197 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.